Professores realizam manifestação no Palácio de Karnak após decisão da Justiça
Na terça-feira (17), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) determinou o retorno das aulas da rede estadual
Professores da rede estadual de ensino do Piauí fizeram uma manifestação, na manhã desta quinta-feira (19), em frente ao Palácio de Karnak, sede do governo do estado, no Centro de Teresina. Os profissionais reivindicam reajuste salarial e melhores condições de trabalho.
Na terça-feira (17), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) determinou o retorno das aulas da rede estadual para o dia 23 de maio e dobrou o valor da multa em caso de descumprimento, por desobediência à primeira decisão judicial.
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (Sinte-PI) afirmou que ainda não foi formalmente notificado sobre a decisão e que, independente disso, não há previsão de volta dos professores, "pois o estado precisa entrar com pedido de cobrança, além da notificação".
Ao g1, o Governo do Estado informou que vai publicar nesta quinta-feira (19) um decreto com medidas emergenciais para a retomada das atividades escolares nas unidades que aderiram ao movimento grevista.
Dentre as medidas, o Governo estuda reorganizar a lotação de professores, ampliar carga horária e fazer a contratação imediata de professores substitutos para minimizar os prejuízos da greve.
A greve da categoria foi declarada ilegal no dia 13 de abril. Na ocasião, a Justiça determinou a suspensão imediata da greve da categoria e estabeleceu a multa diária de R$ 10 mil, mas as aulas permaneceram suspensas.
A greve dos professores completou 86 dias nesta quinta. Os professores exigem o reajuste de 33,24%, conforme definido pelo Governo Federal, além de 17% relacionado aos anos de 2019 e 2020.
Fonte: G1/PI
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.