Piauí tem crescimento de mortes violentas no primeiro trimestre
Enquanto no país houve redução de 6% nas mortes violentas, o Piauí registrou aumento de 8%
Indo na contramão da tendência nacional, o estado do Piauí registrou um aumento no número de mortes violentas em 2022, em relação ao mesmo período de 2021, conforme o levantamento do Monitor da Violência.
O g1 procurou, mas ainda não obteve posicionamento da Secretaria de Segurança sobre o assunto. Enquanto no país houve redução de 6% nos homicídios dolosos, latrocínios e lesões seguidas de morte, o Piauí registrou aumento de 8% no primeiro trimestre do ano.
No ano passado foram 149 mortes entre janeiro e março. Já em 2022, foram 161 no total, no estado.
O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do g1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Apenas outros quatro estados do país registraram aumento casos, sendo eles Rondônia (48%), Mato Grosso do Sul (17,5%), Pernambuco (16,3%) e Mato Grosso (15,2%).
Acre e Roraima tiveram as maiores reduções, 29% e 28%, seguidos pelo Rio Grande do Norte e Maranhão, com redução de 20%.
Aumento constante de mortes violentas
E o aumento não é isolado no Piauí. Em todo o ano de 2021, o estado foi um dos sete com registro de crescimento nos mesmos crimes, conforme o levantamento.
O Piauí teve o 3º maior crescimento de crimes violentos no país na comparação com o ano de 2020. Em todo o Brasil, apenas sete estados tiveram crescimento no índice. No Piauí, o aumento foi de 11%.
Fonte: G1/PI
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.