Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp
 

O que é “vape”, que se tornou popular entre políticos do Piauí

É comum observar o uso do cigarro por políticos do Piauí

Foto: Divulgação / Ascom

 Foto: Divulgação / Ascom

Seja na Assembleia Legislativa, Câmaras Municipais ou órgãos do Governo do Estado, é comum observar políticos do Piauí fazendo uso do “vape”. Conhecido popularmente como cigarro eletrônico, ele é tido como um risco a saúde e até mais ofensivo que os cigarros tradicionais. Mas tem se tornado frenquente entre gestores públicos. 

O seu uso entre os políticos ganhou repercussão nessa segunda-feira (24) depois que o prefeito do município de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), usou as redes sociais para anunciar que vai deixar de usar o cigarro eletrônico.

Na semana passada, o gestor relatou dor de cabeça e formigamento no momento que fazia o trajeto entre Teresina e Picos. Ele precisou retornar para a capital, onde foi submetido a uma bateria de exames e recebeu medicações.

No vídeo, ele comentou também que vai deixar o uso do café, reduzir o ritmo de trabalho e aproveitar mais a família.

 

O QUE O VAPE

"Vape" é um termo popular para cigarros eletrônicos (CEs) ou dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs). Eles são dispositivos movidos a bateria que aquecem um líquido e produzem um aerossol que o usuário inala. O dispositivo que simula o ato de fumar, mas sem a combustão do tabaco. Eles funcionam aquecendo um líquido, geralmente contendo nicotina, aromatizantes e outras substâncias químicas, transformando-o em um aerossol que é inalado pelo usuário.

QUAL OS RISCOS À SAÚDE

  • Apesar de serem frequentemente comercializados como alternativas mais seguras aos cigarros tradicionais, os vapes apresentam riscos à saúde.
  • A nicotina, presente na maioria dos líquidos de vape, é altamente viciante e pode prejudicar o desenvolvimento cerebral em adolescentes.  
  • O aerossol do vape contém substâncias químicas nocivas, como formaldeído, acetaldeído e metais pesados, que podem causar problemas respiratórios, doenças cardíacas e câncer.
  • Estudos também apontam para riscos de lesões pulmonares graves associadas ao uso de vapes, especialmente aqueles que contêm acetato de vitamina E.

 

 

Mais de Geral