Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp
 

Conselho aprova navegabilidade do Rio Parnaíba e integração de bacias

A ideia do Governo do Estado é viabilizar o transporte intermodal no Piauí, de forma que seja possível transportar cargas do oeste até o Porto de Luís Correia

 

O Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Piauí (CERH-PI) aprovou, nesta terça-feira (26), a atualização do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH-PI), que prevê a retomada da revitalização e navegabilidade do Rio Parnaíba, além de integração das bacias hidrográficas em grandes sistemas de distribuição de água, atendendo regiões com maior demanda e carência hídrica.

Elaborado pelo Consórcio TPF e YIBl, com o apoio dos órgãos estaduais, o plano mostra que a revitalização e navegabilidade do rio beneficiarão todos os municípios da Bacia Hidrográfica do Parnaíba. “O fato é que, aprovar a atualização do plano, mostra-se viável o Piauí receber recursos para garantirmos capacidade de navegação do Rio Parnaíba e toda a revitalização da base hidrográfica dos mais de 200 municípios que estão interligados pelo rio”, destacou Oliveira.

A ideia do Governo do Estado é viabilizar o transporte intermodal no Piauí, de forma que seja possível transportar cargas do oeste até o Porto de Luís Correia, por meio de três modais: hidrovia, rodovia e ferrovia. É o chamado Intermodal do Vale do Parnaíba.

Em abril deste ano, o governador Rafael Fonteles apresentou os projetos de previsões econômicas do intermodal a representantes e técnicos dos ministérios dos Transportes; dos Portos e Aeroportos; Integração e Desenvolvimento Regional; Casa Civil; além de agências nacionais de transporte terrestre e hidroviário.

Segundo o governador, trata-se do principal projeto de infraestrutura do Piauí. “É um projeto que permitirá que o transporte de cargas e mercadorias, tanto importadas quanto exportadas, aconteça dentro do nosso território. Isso representará mais riquezas e oportunidades de trabalho, emprego e renda para o nosso povo”, disse o gestor em suas redes sociais.

Mais de Geral