Veja os critérios para estudantes conseguirem meia passagem para Teresina
Apesar da sanção pelo governo, a lei deixa dúvida quanto à solicitação do benefício
O governador em exercício Themístocles Filho sancionou na semana passada uma lei de autoria do deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) aprovada na Assembleia Legislativa que estabelece o benefício da meia passagem para estudantes no transporte intermunicipal no Piauí.
O texto, porém, estabelece critérios para que o benefício seja concedido. O texto, por exemplo, restringe a meia passagem para alunos que integrem programas sociais do governo. O DIÁRIO preparou uma lista de quem tem direito.
QUEM TEM DIREITO:
- Estudantes da rede pública estadual;
- Estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi);
- Que integrem programas sociais do Governo (federal, estadual ou municipal);
- Que consumam a taxa mínima residencial mensal de água em até 10m³ (dez metros cúbicos) por mês;
- Que comprovem a tarifa mínima residencial de energia elétrica em até 50kw/h;
- E que comprovem possuir renda familiar inferior a 2 (dois) salários mínimos ao mês.
COMO SOLICITAR:
- Apesar da sanção, a lei deixa dúvida quanto à solicitação do benefício, tempo de duração e outros detalhes fundamentais para os estudantes.
AUMENTO DA PASSAGEM
A preço da passagem de ônibus entre Campo Maior e Teresina, assim como nos demais trajetos do Piauí, devem sofrer um novo reajuste no mês de junho. O aumento foi revelado durante uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Piauí com a presença de deputados, empresários que operam o sistema e representantes de trabalhadores e estudantes.
Os empresários solicitaram o aumento de 37% referente a 2021 e 2022 no início do ano, mas um parecer técnico da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado do Piauí (Agrespi) foi favorável apenas ao aumento de cerca de 16%. A orientação da Secretaria de Transporte do Piauí, no entanto, foi de que o reajuste chegasse para o usuário em duas etapas.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.