Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp
 

Veja os critérios para estudantes conseguirem meia passagem para Teresina

Apesar da sanção pelo governo, a lei deixa dúvida quanto à solicitação do benefício

Foto: Glauber Medeiros / Ônibus Brasil

 Foto: Glauber Medeiros / Ônibus Brasil

O governador em exercício Themístocles Filho sancionou na semana passada uma lei de autoria do deputado estadual Evaldo Gomes (Solidariedade) aprovada na Assembleia Legislativa que estabelece o benefício da meia passagem para estudantes no transporte intermunicipal no Piauí.

O texto, porém, estabelece critérios para que o benefício seja concedido. O texto, por exemplo, restringe a meia passagem para alunos que integrem programas sociais do governo. O DIÁRIO preparou uma lista de quem tem direito.

QUEM TEM DIREITO:

  • Estudantes da rede pública estadual;
  • Estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi);
  • Que integrem programas sociais do Governo (federal, estadual ou municipal);
  • Que consumam a taxa mínima residencial mensal de água em até 10m³ (dez metros cúbicos) por mês;
  • Que comprovem a tarifa mínima residencial de energia elétrica em até 50kw/h;
  • E que comprovem possuir renda familiar inferior a 2 (dois) salários mínimos ao mês.

COMO SOLICITAR:

  • Apesar da sanção, a lei deixa dúvida quanto à solicitação do benefício, tempo de duração e outros detalhes fundamentais para os estudantes.

AUMENTO DA PASSAGEM

A preço da passagem de ônibus entre Campo Maior e Teresina, assim como nos demais trajetos do Piauí, devem sofrer um novo reajuste no mês de junho. O aumento foi revelado durante uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Piauí com a presença de deputados, empresários que operam o sistema e representantes de trabalhadores e estudantes.

Os empresários solicitaram o aumento de 37% referente a 2021 e 2022 no início do ano, mas um parecer técnico da Agência de Regulação dos Serviços Públicos do Estado do Piauí (Agrespi) foi favorável apenas ao aumento de cerca de 16%. A orientação da Secretaria de Transporte do Piauí, no entanto, foi de que o reajuste chegasse para o usuário em duas etapas.

Mais de Política