Veja os 31 municípios do Piauí que receberão vacinas contra a dengue
Poderão ser vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
Um total de 31 municípios do Piauí receberão doses da vacina contra a dengue, anunciou o Ministério da Saúde. O Estado recebeu nessa sexta-feira (26) 5 mil doses da vacina Qdenga. A vacina está armazenada na Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
Estava prevista a chegada de 21 mil doses, mas por conta da quantidade de volumes, o Ministério da Saúde resolveu fracionar e só concluirá a entrega no dia 30 de abril.
De acordo com a Sesapi, o próximo passo é capacitar os municípios sobre a aplicação do imunizante, que é administrado em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.
"Vamos iniciar a capacitação na segunda-feira sobre como deve ser aplicada a vacina, o seu armazenamento e a elaboração do cronograma de imunização de cada município. Após essa capacitação, as vacinas seguem para as cidades", informa a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.
VEJA A LISTA DE MUNICÍPIOS
- Teresina
- José de Freitas
- Amarante
- Curralinhos
- Altos
- Beneditinos
- União
- Alto Longá
- Miguel Alves
- São Gonçalo do Piauí
- Palmeirais
- São Pedro do Piauí
- Água Branca
- Monsenhor Gil
- Angical do Piauí
- Lagoa Alegre
- Nazária
- Coivaras
- Regeneração
- Demerval Lobão
- Lagoinha do Piauí
- Agricolândia
- Miguel Leão
- Barro Duro
- Olho D'Água do Piauí
- Pau D'Arco do Piauí
- Passagem Franca do Piauí
- Santo Antônio dos Milagres
- Jardim do Mulato
QUEM PODE TOMAR?
Poderão ser imunizadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Se a criança ou o adolescente contraiu dengue, o imunizante só pode ser aplicado após 6 meses. Caso a contaminação pela doença tenha acontecido no intervalo das doses, deve ser mantida a data prevista para a 2ª dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.
De acordo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a dengue não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, além de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.
A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.