Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp
 

Veja os 31 municípios do Piauí que receberão vacinas contra a dengue

Poderão ser vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos

 

Um total de 31 municípios do Piauí receberão doses da vacina contra a dengue, anunciou o Ministério da Saúde. O Estado recebeu nessa sexta-feira (26) 5 mil doses da vacina Qdenga. A vacina está armazenada na Rede de Frio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

Estava prevista a chegada de 21 mil doses, mas por conta da quantidade de volumes, o Ministério da Saúde resolveu fracionar e só concluirá a entrega no dia 30 de abril.

De acordo com a Sesapi, o próximo passo é capacitar os municípios sobre a aplicação do imunizante, que é administrado em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.

"Vamos iniciar a capacitação na segunda-feira sobre como deve ser aplicada a vacina, o seu armazenamento e a elaboração do cronograma de imunização de cada município. Após essa capacitação, as vacinas seguem para as cidades", informa a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

VEJA A LISTA DE MUNICÍPIOS

  1. Teresina
  2. José de Freitas
  3. Amarante
  4. Curralinhos
  5. Altos
  6. Beneditinos
  7. União
  8. Alto Longá
  9. Miguel Alves
  10. São Gonçalo do Piauí
  11. Palmeirais
  12. São Pedro do Piauí
  13. Água Branca
  14. Monsenhor Gil
  15. Angical do Piauí
  16. Lagoa Alegre
  17. Nazária
  18. Coivaras
  19. Regeneração
  20. Demerval Lobão
  21. Lagoinha do Piauí
  22. Agricolândia
  23. Miguel Leão
  24. Barro Duro
  25. Olho D'Água do Piauí 
  26. Pau D'Arco do Piauí
  27. Passagem Franca do Piauí 
  28. Santo Antônio dos Milagres
  29. Jardim do Mulato

QUEM PODE TOMAR? 

Poderão ser imunizadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Se a criança ou o adolescente contraiu dengue, o imunizante só pode ser aplicado após 6 meses. Caso a contaminação pela doença tenha acontecido no intervalo das doses, deve ser mantida a data prevista para a 2ª dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.

De acordo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a dengue não é indicada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, além de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.

A definição de um público-alvo e regiões prioritárias para a imunização foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina.

Mais de Geral