Dom Eduardo Zielski, ex-bispo de Campo Maior, gera polêmica ao criticar advogados
Em Campo Maior, se envolveu em embates com membros da comunidade católica
O ex-bispo diocesano de Campo Maior, Dom Eduardo Zielski, gerou polêmica ao criticar a atuação de advogados. A declaração aconteceu durante os Festejos de São Raimundo Nonato, onde atualmente é bispo emérito. Ele utilizou a temática do evento religioso "Vocação: Graça e Missão”, para questionar se a vocação de advogado é livrar “bandidos” da cadeia.
“Profissão é uma vocação.(...) Embora que as vezes fica difícil de compreender como é que fica a vocação, por exemplo, de advogado. Como é a vocação de advogado? Arrancar bandido da cadeia? Isso é vocação de advogado? Eu acho que advogado deve prezar, acima de tudo, a verdade. Pesquisar, conhecer e servir a verdade. É ou não é? Não quem dá mais”, declarou.
A Ordem dos Advogados do Brasil, subsecção de São Raimundo Nonato, emitiu uma nota de repúdio contra a fala do bispo. A ordem alfinetou o religioso ao dizer deveria pregar o amor e a Justiça.
“É o momento de partilha e celebração na cidade como um todo. Usar o tema "Vocação: Graça e Missão" para descredibilizar a profissão do advogado em um momento tão festivo e visível na sociedade só mostra o quanto alguns líderes religiosos ainda pregam o ódio e a discórdia, quando deveriam ser exemplo de amor e acolhimento”, disse a OAB.
Dom Eduardo Zielski foi o segundo bispo de Campo Maior a partir do ano 2000. Nesse período, se envolveu em embates com membros da comunidade católica até que foi transferido da diocese em março de 2016 por determinação do Papa Francisco.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.