Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp
 

Campo Maior é o 2º município em número de casos de dengue no Piauí

A Prefeitura alerta para a colaboração da população nas medidas de combate ao mosquito

 

O município de Campo Maior é o segundo que mais registrou casos de dengue desde o início deste ano, apontam dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Ao todo, já foram 227 casos confirmados da doença na cidade. A capital Teresina lidera o ranking com 424 casos.

Aparecem no ranking ainda os município de São Pedro do Piauí (197), Curimatá (166) e Piracuruca (107). Já com relação a incidência de casos a cada 100 mil habitantes, aparecem no topo as cidades de  Curimatá, São Pedro do Piauí, Antônio Almeida, Santa Filomena e Novo Santo Antônio.

Em todo o estado do Piauí, de janeiro a abril deste ano, foram registrados 1.780 casos de dengue e 279 pessoas foram contaminadas pelo vírus da Chikungunya. As cidades com maior incidência de são: São Pedro, Oeiras, São Julião, Curralinhos, Alagoinhas do Piauí e Simplício Mendes.

Em Campo Maior, a Prefeitura Municipal explicou que realiza mutirão de limpeza nos bairros e reativou os carros fumacê para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, assim como reforçou o trabalho dos agentes municipais de endemias.

Alerta

A coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, alerta que pacientes infectados pelo mosquito no Piauí estão apresentando problemas no fígado. “O que nossas equipes de vigilância epidemiológica estão observando também é uma mudança na sintomatologia dos pacientes infectados pelo mosquito, entre elas estão alterações nos exames que monitoram o funcionamento do fígado. Atentos a essa situação já informamos ao Ministério da Saúde, para início das investigações”, disse a

 “Queremos lembrar mais uma vez a nossa população, que ela é essencial no combate ao mosquito e precisamos que todos façam a sua parte. Limpem seus quintais, não deixem objetos que acumulem água parada e mantenham seus ambientes limpos e arejado. Só assim evitamos a proliferação do mosquito e suas consequências”, afirmou o secretário de Saúde do Piauí, Neris Júnior.

Mais de Campo Maior