ALERTA: Relatório destaca riscos na barragem Emparedado, em Campo Maior-PI
O documento aponta que recentemente foram feitos reparos em sua estrutura, mas insuficientes para acabar com vazamentos.
Um relatório de segurança de barragens do Brasil, divulgado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional e produzido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, destaca riscos em duas barragens localizadas no Piauí. Entre elas, a do Emparedado, que fica na zona rural do município de Campo Maior, no norte do estado.
O documento aponta que recentemente foram feitos reparos em sua estrutura, mas insuficientes para acabar com vazamentos: “Foi identificado, junto ao empreendedor, a necessidade de aferição no sangradouro da barragem Emparedado, em Campo Maior/PI. O empreendedor fez diversas injeções de concreto, porém, ela permaneceu com alguns vazamentos, não solucionados. Deve ser feita correção, pela empresa vencedora do certame de reforma da referida barragem”.
O relatório ainda aponta preocupação da SEMAR - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, por que os serviços executados “não foram suficientes para estancar o problema no sangradouro”. O Instituto de Desenvolvimento (Idepi) e a Defesa Civil afirmam que a barragem está passando por obras de recuperação e que os riscos estão sob controle e que um novo laudo deve sair em 15 dias.
A outra barragem citada é a de Petrônio Portela, em São Raimundo Nonato, com “riscos por erosões acentuadas em todo o talude a jusante”.
CLIQUE AQUI para ver o relatório completo!
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.