Imagem original de Santo Antônio retorna a Campo Maior após restauração
Os Festejos de Santo Antônio 2023 terão como tema como tema ‘Santo Antonio Aparecido, exemplo e caminho de comunhão com Jesus Cristo’
A imagem original de Santo Antônio Aparecido, que possui mais de trezentos anos, retornou a Campo Maior e foi apresentada em público na solenidade de lançamento dos Festejos 2023 na noite dessa quinta-feira (4), na Igreja Matriz. O evento contou com a presença de autoridades religiosas e políticas do município.
A escultura do padroeiro da cidade estava no atelier do frei capuchinho da Província de São Francisco das Chagas do Ceará e Piauí, José Nilto, em Fortaleza-CE, onde passou pelo processo de restauração. A preciosidade possui 3 kg e aproximadamente 45 cm.
A chegada da imagem a Campo Maior se deu no XVIII vinda de Portugal. Três versões disputam como a peça veio parar no local que deu origem a cidade. Uma delas é que a imagem apareceu misteriosamente sobre um tronco de carnaúba, no local onde hoje está a catedral. Segundo a lenda, a imagem era levada para a casa de um vaqueiro e voltava, de forma sobrenatural, para o local do aparecimento. O ‘fato’ teria se repetido por três vezes. Diante disso, em Campo Maior, Santo Antônio é chamado de ‘Aparecido’.
A hipótese mais aceita, no entanto, assegura que a imagem foi trazida por devotos portugueses, provavelmente, quando da fundação da cidade, em 1762. Outros relatos afirmam que ela foi deixada por frades que se deslocavam do Maranhão para o Ceará, realizando missões pelo interior do Piauí.
LANÇAMENTO
Os Festejos de Santo Antônio 2023 terão como tema como tema ‘Santo Antonio Aparecido, exemplo e caminho de comunhão com Jesus Cristo’, e lema ‘Corações ardentes, pés a caminho’ (Lc 24, 32). O bispo diocesano Dom Francisco de Assis disse que o evento deve ser utilizado para o crescimento na fé e na comunhão espiritual com Deus.
Já o prefeito Joãozinho Félix comentou sobre a movimentação econômica que o evento promove na cidade. “É um período muito abençoado para a nossa cidade porque faz aumentar as vendas no comércio de um modo geral e permite o desenvolvimento do setor turístico, hoteleiro e gastronômico. Os nossos festejos possibilitam rendimento para centenas de famílias”, disse. O presidente da Câmara Municipal, vereador Sena Rosa, lembrou que os festejos de Campo Maior são considerados um dos maiores eventos religiosos do Nordeste.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.