
Campo Maior-PI já registra 7 casos de abuso sexual contra crianças em 2022
a maioria se concentra na zona rural, é o que nos diz o conselheiro Assis Júnior.
Pelo menos 883 crianças foram vítimas de abuso sexual no Piauí, no ano de 2021. É o que aponta um levantamento feito pelo Comitê de Enfrentamento a Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente no estado. Na maioria dos casos, o agressor está dentro do seio familiar. Floriano, Bom Jesus e Teresina lideram em denúncias. Em Campo Maior, na região norte, os números vêm crescendo nestes últimos meses.
Segundo dados do Conselho Tutelar do município, apenas no ano de 2021 foram contabilizados 12 casos. Neste ano, de janeiro a maio, já são 7, e a maioria se concentra na zona rural, é o que nos diz o conselheiro Assis Júnior: “Infelizmente a gente tem observado casos aumentando nestes últimos meses agora. Este ano já estão com mais casos na região rural. Infelizmente até dentro da própria casa, de pais abusando, então é algo assustador”, disse.
Na semana passada, o município realizou uma caminhada por várias ruas do centro cidade com o intuito de sensibilizar a população sobre a gravidade da violência sexual contra crianças e adolescentes. Nesta semana, em Castelo do Piauí, uma aluna do Espaço Educativo Edmar Lima do Monte denunciou um professor de inglês por assédio após assistir uma palestra sobre o assunto. O caso está sendo apurado pela Secretaria de Educação e o educador não chegou a ser afastado de suas funções.
O conselheiro reforça a necessidade de ouvir as denuncias sem menosprezar: “As vezes a criança contando o que está acontecendo, ocorre um erro do pai e da mãe de não acreditar. Achar que a criança está inventando. A gente não conhece o coração das pessoas, a gente não sabe o que alguém realmente é capaz de fazer”.
Denúncias de abuso sexual infantil podem ser feitas através do Disque 100. O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel.
O telefone e Whatsapp do Conselho Tutelar de Campo Maior é (86) 9950-91440. O contato pode ser feito de maneira anônima.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.