Receber notificações
  Facebook
  RSS
  Whatsapp
 
Helder Felipe

Campo Maior fica de fora do novo mapa do turismo brasileiro

O Piauí foi contemplado com a inclusão de 32 cidades. O projeto visa nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de ações e recursos para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local.

Açude Grande de Campo Maior-PI (Foto: Helder Felipe)

 Açude Grande de Campo Maior-PI (Foto: Helder Felipe)

O Ministério do Turismo divulgou no dia de ontem, 28 de março, o mais novo mapa do turismo brasileiro, reunindo 2542 cidades distribuídas em 322 áreas turísticas. O Piauí foi contemplado com a inclusão de 32 cidades. O projeto visa nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de ações e recursos para ampliar o desenvolvimento da atividade turística local.

Chamou a atenção o fato de Campo Maior-PI, município referência histórico-cultural com a Batalha do Jenipapo, a Serra de Santo Antônio, a carne de sol, os festejos de Santo Antônio, o Açude Grande, várias cachoeiras, Barragens dos Corredores e Emparedado, ter ficado de fora desta lista.

A inscrição dos municípios acontece através da plataforma SISMAPA. Entre fevereiro e março deste ano, foram registrados 2822 solicitações. O pedido deve ser feito pelos gestores municipais e precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria 41/2021: possuir empresas e trabalhadores registrados no Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos, comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo, assinar um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo, e ainda comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo.

Municípios próximos à Campo Maior como Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí, Pedro II, Piripiri, Beneditinos e José de Freitas estão dentro do mapa.

Nós procuramos o Secretário Municipal de Turismo de Campo Maior, Devan Eugênio para prestar mais informações se o município fez ou não essa solicitação e se preenche os outros critérios, ele nos disse que a pasta está empenhada para inclusão: "Nós estamos formatando isso essa semana. Vai ser colocado em pauta na Câmara a questão do conselho para incluir o município nesta rota", disse.

Após o preenchimento das informações, os municípios, estados e o DF, têm 30 dias para homologar os cadastros no sistema do mapa e enviar para aprovação do Ministério do Turismo, que tem 15 dias para realizar a aprovação e realizar a inclusão. Sendo a resposta positiva, o cadastro tem validade de um ano.

 

CONFIRA A LISTA COMPLETA DOS MUNICÍPIOS DO PIAUÍ INCLUSOS NO MAPA DO TURISMO BRASILEIRO:

 

No Polo Aventura e Mistério: Buriti dos Montes, Cocal, Castelo do Piauí, Juazeiro do Piauí, Pedro II e Piripiri.

No polo Costa do Delta: Bom Princípio, Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba e Ilha Grande.

No Polo Costa das Nascentes: Bom Jesus, Cristino Castro e Ribeiro Gonçalves.

No Polo das Origens: São João do Piauí e São Raimundo Nonato.

No Polo Histórico e Cultural: Acauã, Amarante, Belém do Piauí, Caridade do Piauí, Jaicós, Francinópolis, Marcolândia, Oeiras, Padre Marcos, Pimenteiras, Regeneração e Valença.

No Polo Teresina: Água Branca, Beneditinos, Teresina e José de Freitas.

Mais de Helder Felipe