Ciro Nogueira é o senador mais governista da CPI da Covid-19, aponta levantamento

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) é o mais oposicionista ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido) entre os integrantes da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado Federal. Ele ocupa a vice-presidência do colegiado.


O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Partido Progressistas, é o mais governista entre os 11 integrantes titulares da CPI.

Um levantamento do OLB (Observatório do Legislativo Brasileiro) mapeou os votos de congressistas do início da atual legislatura, em fevereiro de 2019, a maio de 2021. Depois, comparou-os aos votos das lideranças do Governo nas Casas legislativas. A partir disso, desenvolveu uma taxa de governismo. Essa mostra se os senadores e deputados são mais alinhados ou desalinhados ao governo federal nas votações. Eis a íntegra do levantamento (1 MB).

A taxa de governismo é calculada a partir das votações nominais no Senado. São desconsideradas as votações unânimes ou com só 2% dos votos divergentes. É um indicador de zero a 10. Quanto mais alta a pontuação, mais votos do congressista foram alinhados aos da liderança do Governo.


Fonte: Poder 360